quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Somos assim...


Cada menino e menina desenhou-se a si próprio.  Tentaram registar no papel a sua apresentação física. Com a ajuda de um espelho (de corpo inteiro) foram-se observando, por vezes minuciosamente. As parecenças são quase óbvias!!!!!





Estes exemplares já produzidos há algum tempo só agora ficaram expostos na zona de cabides. Cada figura situa-se acima do respetivo cabide.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Grufalão

Alguém apresentou a proposta para a história:

A FILHA DO GRUFALÃO
O que é um grufalão?
Os grufalões têm filhas?
E outras questões...

Passamos à ação:
Sinopse

«Nenhum grufalão deve entrar na floresta escura - disse o Grufalão; 
mas uma noite, a filha do Grufalão resolveu ignorar o aviso do pai...» 
Depois da irresistível continuação de O Grufalão, livro vencedor do 
Prémio Smarties para o melhor livro infantil editado no Reino Unido
 e do Prémio Blue Peter Award para o melhor livro para ler em voz alta,
 um magnífico livro em grande formato para as crianças brincarem 
enquanto se divertem a ouvir a história.
A Filha do Grufalão -  de Axel Scheffler, Julia Donaldson

Esta história permitiu, para além de uma divertida viagem pelo mundo da 
imaginação, uma divertida produção oral de palavras com sons "ão". 
Ficaram a saaber que se chamam rimas.
aqui fica o registo:

     











quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

IDADES???

Grande dúvida: a idade dos membros da família. Outras caraterísticas todos souberam nomear mas a idade...isso é que foi muito difícil!!!
A resposta mais frequente foi: "Não sei mas penso que tem X anos." 
Deixamos alguns exemplos para demonstrar o que acham os nosso meninos sobre este assunto.








Queremos deixar beijinhos de parabéns para a Leonor Diogo pelos 6 anos.


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

FAMÍLIA

A propósito de uma história contada na biblioteca escolar pela professora Mª João:

Sinopse
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.
Algumas famílias são parecidas. Algumas famílias gostam de comer coisas diferentes.
 Algumas famílias gostam de se abraçar. Abre este livro para leres acerca de todos os
 tipos de família.
Cada um retratou a respetiva família
                             













Como as avós e os avôs têm um papel muito importante na vida diária
(acompanham netos e  netas diariamente no percurso de casa até à escola)
ainda pudemos ouvir as histórias:


As caraterísticas das pessoas da família estão a ser registadas. 
  

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

BONECOS DE NEVE

Mais bonecos de neve. Mas diferentes. Sim, porque a cor branca da neve deu lugar a neve colorida. E o resultado foi....muito colorido.







segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

INVERNO

Chegou em força. Com frio, chuva, vento, granizo (neve só na serra da estrela).
Damos utilidade às botas, galochas, gorro, cachecol, luvas e guarda chuva.

Mostramos o inverno nas várias áreas:
Na expressão plástica utilizamos uma técnica de pintura com spray (com uma embalagem de limpa vidros e tinta aguada), recorte e colagem de símbolos da neve.



Não faltaram os bonecos de neve.
Trabalho colaborativo (realizado maioritariamente por meninas).

 Linguagem oral: Poesia (CD da Leopoldina)


História

desenhar e colorir

Escrita

TIC: jogos no blogue "Vem agora jogar"

matemática
o cinco

a metade